quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

CHARLES ATLAS

Angelo Siciliano, popularmente conhecido como Charles Atlas, nasceu em 30 de outubro de 1893 na Itália. Em 1903 se mudou com sua família para Nova Iorque, largou os estudos e começou a trabalhar em uma fábrica de couros. Logo cedo mudou seu nome para Charles.

Assim como a maioria dos grandes nomes da época, Siciliano tinha uma saúde fraca e uma força debilitada. Por volta dos seus 15 anos, levou uma surra feia de um valentão da sua rua, e no ano seguinte, um pivete jogou areia no seu rosto, tudo isso marcou-o psicologicamente. Determinado a mudar, observou as musculosas estátuas gregas e romanas, creu que poderia chegar aquele nível através de exercícios. Começou com máquinas de alongamento e levantamento de halteres, comprou também uma revista de Bernarr Macfadden (olha ele aí), não viu resultado nenhum em seu físico, mas ele não desistiu.

Aos 17 anos, observou um leão, e via a construção muscular do animal. Charles procurou aperfeiçoar seu treino para algo mais natural, foi aí que ele desenvolveu a "Dynamic-Tension", tensionava-se um músculo do corpo e movia-se o corpo contra esta tensão, o método incluía contrações isométricas, isocinéticas e isotônicas. Isso mudou completamente o seu corpo e sua vida.

Aos 19 anos, Siciliano mostrava o seu peitoral na Broadway. Devido a sua semelhança com uma estátua de um hotel, passaram a chamá-lo de Atlas, em 1922 ele asssumiu a identidade de Charles Atlas.
Ganhou por duas vezes em dois anos (1921 e 1922) o concurso de Macfadden(olha ele aí de novo), obteve um prêmio de 1000 dólares por competição e teve o seu corpo considerado o mais perfeito do mundo. Com o dinheiro das suas apresentações e vitórias, abriu uma mini-editora para divulgar os seus métodos e exercícios.

Por incrível que pareça, consegui achar suas medidas corporais, ele possuía:
  • Peito - 112,8cm
  • Braços - 40,8cm
  • Antebraço - 33,6cm
  • Cintura - 76,8cm
  • Coxas - 55,2cm


Sua editora faliu, tentou abrir um ginásio que também não deu muito certo. Em 1928, contratou o empresário Charles Roman, parceria que funcionou. Os dois trabalharam com as mentes dos mais jovens, enquanto Roman se preocupava em fazer a imagem de Atlas, Atlas posava mostrando o seu corpo na rua.

Por volta de 1930, lançaram uma edição em quadrinhos, de um jovem que apanha de um "valentão" na praia. Após algum tempo, através dos métodos de Atlas, este jovem aparece maior e mais forte, acabando com o "valentão". A partir daí começaram a ser impressos várias histórias em quadrinhos, sempre com a história do "valentão" e depois a vingança do magrinho.

Até meados de 1925, Charles Atlas teve o seu corpo considerado o mais popular do mundo. Serviu como base corporal para 45 estátuas, incluindo a de George Washington. Foi perfeito em sua simetria e proporções. Morreu de uma parada cardíaca em 23 de dezembro de 1972.

VÍDEO CHARLES ATLAS


GABRIEL CARVALHO DA SILVA

Referência fotos:

findagrave.com
nytstore.com
atlas.superman.nu

5 comentários:

  1. Olá,

    Que blog super interessante! Gostaria que não morresse ..

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelo texto ótimo recomendo muito me ajudou a estudar para história, pense bem ele consegui ganhsr dinheiro no meio da crise dos EUA

    ResponderExcluir
  3. Ele criou o mergulho entre 3 cadeiras. A rôsca de bíceps e tríceps, usando os dois braços ao mesmo tempo e um exercício para os peitorais, usando as 2 mãos, movimentando de um lado para o outro.
    Todos esses exercícios funcionam mesmo, sendo que na época eles faziam somente uma série de cada exercício.
    Charles Atlas tinha um problema no coração e já com idade avançada, após sofrer um mal súbito, se recuperou e indo contra o seu médico, continuou com suas corridas de longa distância, vindo a enfartar e veio a falecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando eu não tenho tempo para malhar, faço o exercício para o peito e o para biceps e tríceps usando somente as mãos.E sinto que os músculos incham.Podem ser feitos em qualquer lugar, "quebrando um galho".

      Excluir
  4. Com 81anos,faço os exercícios isométricos de Charles Atlas,4 dias na semana e me sinto bem

    ResponderExcluir