Acho que todo dono de academia que se preze deveria conhecer a história deste homem. Um dos mais respeitados da época, Louis Durlacher, ou simplesmente Professor Áttila. Nascido em Karisrue - Alemanha, 1844, foi um dos pioneiros a levantar 200kg como powerlifter, inventor dos primeiros halteres e da barra com globos nas extremidade. Foi ele quem descobriu e treinou Eugen Sandow e Charles Samson. Além de os ensinar a ter ganho de força, Áttila os ensinava a fazer poses.
Em 1893, Louis (foto esquerda) criou senão o primeiro, um dos primeiros Studio of Physical Culture (as academias
da época eram chamadas de Physical Culture) (foto direita) para fisiculturismo e treino de força da época, localizada em Nova Iorque. Em 1908, Attila abriu outra em No ano em que foi comemorado o centenário de Áttila (não que ele tenha vivido até os 100 anos), Siegmund Klein, um importante powerlifter da época e casado com a filha de Áttila, deixa um relato em homenagem ao professor:
"Este mês (julho de 1944) estamos celebrando o centenário de Átila. Eu acho que seria muito apropriado e adequado neste momento para escrever sobre um homem e atleta que foi uma luz de insipiração e foi apropriadamente chamado de "o decano de homens fortes." Ele levou o culturimos e o levantamento de peso para as alturas da popularidade que tem existido desde então.
Professor Áttila foi o único atleta profissional ou amador, mencionado no Cyclopedia Nacional de American Biography. A determinação de fazer uma menção dos maiores treinadores de atletas, após vários meses, Louis Áttila foi reconhecido como o homem que merecia essa honra. GABRIEL CARVALHO DA SILVA
Referências:
http://ditillo2.blogspot.com/
http://www.bobwhelan.com
Fotos:
http://usawa.net
www.hamiltonsfitness.co.uk
www.straighttothebar.com
São figuras do esporte que nunca deveriam ficar esquecidas, pois contribuíram para o fisiculturismo moderno.
ResponderExcluirInfelizmente,o treinador Joe Weider, embora modernizasse o fisiculturismo, incentivou o uso de esteróides anabolizantes, criando figuras grotescas,sendo que muitos morreram devido as "bombas", tanto masculinas, como femininas.
Excelente texto, uma pena que nomes como o do Attila não tenham tanto crédito hoje em dia.. eu mesmo sou acadêmico de educação física e não os conhecia. Tive o privilégio de saber mais sobre devido a parte da disciplina de Treinamento Resistido ser destinada a História da musculação, então pude não só ler o conteúdo, e sim pesquisar mais sobre nomes desconhecidos que apareceram no meio da leitura do conteúdo.
ResponderExcluir