quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BODY LOVE


Body Love, assim chamado Bernarr Adolphus Macfadden. Nascido em 16 de agosto de 1868 numa vila localizada num estado de Missouri. Aos 11 anos seus pais morreram, ele se via orfão e doente, muito doente. Lá pelos seus 6, 7 anos.. ele foi vacinado e quase chegou a morte, nunca mais confiou em médicos. Ao ouvir palavras motivadoras de um desconhecido, Bernarr resolveu fazer de tudo para crescer forte e saudável.

Quando seus pais morreram, ele começou a trabalhar com um agricultor, fazia de tudo. Começou a adquirir força e um corpo destacável. Após um tempo, ele largou os campos e foi trabalhar em um escritório. Aos 16 anos, Macfadden se via fraco e com sua saúde debilitada, largou tudo e comprou um conjunto de halteres e começou a se exercitar a fim de melhorar sua saúde.

Adorava ler, quanto mais lia sobre fisiculturismo, mais ele aprendia. Body Love ia as bibliotecas públicas e se informava sobre treinos e dietas(sim já existia aquela época). Autor de uma frase interessante e desconhecida por mim: "A fraqueza é um crime, não seja criminoso!"

Chegando em 1983, em uma feira de Chicago, Bernarr teve a oportunidade de ver Eugen Sandow fazendo uma apresentação e ficou impressionado.
Em 1899, Macfadden chega a Nova Iorque e começa a ministrar palestras. Escreveu nada menos que 14 livros (em toda sua vida foram mais de 100) sobre musculação e saúde, e era vendido pela bagatela de 5 cents, isso mesmo, 5 "centavos".

Em 1904, organizou um evento de fisiculturismo em que, homens e mulheres competiam (1º evento de fisiculturimos feminino do mundo). Tivemos 3 vencedores

* Albert Treloar
* Pudgy Stockton (1ª fisiculturista feminina campeã da história)
* Charles Atlas



Abaixo segue o vídeo das apresentações



No ano seguinte, tinha capital suficiente e criou uma comunidade denominada de "cidade do fisiculturismo"(foto direita), localizada em Nova Jersey. Era uma cidade "da saúde", bares não eram permitidos, também evitava roupas restritivas e que trancassem muito a circulação (esperto!).


Criou também um instituto do fisiculturismo
(foto esquerda), a grade curricular continha: anatomia, treinamento físico, métodos naturais para tratar doenças.




Ele era quase um vegetariano completo, comia carnes, mas dava preferência para frutas e verduras. Fazia 2 refeições por dia, dizia que 3 já matou muita gente. Era a favor do jejum tanto com sua saúde normal e principalmente quando estava doente, praticava o jejum todas as segundas-feiras, era MUITO a favor do consumo do leite integral.
Sua oposição com a medicina era tanta, que ele não era a favor do uso de óculos de grau, para Macfadden, as pessoas deveriam fazer exercícios p
ara corrigir a visão. Para dor de dente, ele mastigava madeira.

Ao longo de sua vida, casou-se várias vezes e teve vários filhos, também foi preso. Foi um grande empresário. Morreu em 12 de outubro de 1955 por uma obstrução no trato urinário que tentou curar pelo jejum.

Macfadden com 70 anos



Bernarr Macfadden foi um homem persistente e batalhador, sua saúde estava sempre em primeiro lugar. Para ele, força e saúde trabalhavam juntas. Infelizmente este homem foi esquecido através do tempo.

Lembre sempre
"A fraqueza é um crime, não seja um criminoso!" (Bernarr Macfadden)










Gabriel Carvalho da Silva

Referência fotos:
thebsreport.wordpress.com

erbzine.com
rainbowreporter.com
bernarrmacfadden.com


2 comentários:

  1. Bons tempos aqueles em que não se falava em esteróides anabolizantes, usados hoje em dia para aumentar artificialmente a massa muscular e depois, matar o atleta.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente, o Brasil é um país sem memória.
    Enquanto nos EUA, existem museus e sites de fisiculturismo mostrando os antigos, como Clancy Ross, John Grimek,Steve Reeves, George Eiferman e muitos outros, aqui quase não temos registros sobre o nossos, como João Leal Filho, João Werneck Soares, João Baptista, Cid Pacheco,Alcebíades Teixeira,Marcos Loureiro, Fausto Alegretto, Zenildo Ferreira e muitos outros.
    Em uma época em que ainda não se falava nas "bombas" e o fisiculturista era visto como um vaidoso fútil,e que os pesos poderiam leva-lo a morte prematura.

    ResponderExcluir