quinta-feira, 26 de agosto de 2010

REVIVENDO

Bom galera, depois de um bom tempo sem tempo (hehe).. irei reescrever mais histórias...
Caso alguém queira a história de algum fisiculturismo antigo, só deixar um comentário aí com o nome.

abraço

21 comentários:

  1. Gostaria que publicassem as biografias de atletas brasileiros, como João Baptista, quarto lugar no Mister Mundo, João Werneck Soares, Mister Brasil 1950,Zenildo Ferreira, Mister Brasil 1955 e João Leal Filho, Mister Brasil,também na década de 50.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malhei no Werneck que ficava na Tijuca rua santo Afonso nos anos 80 RAIZ

      Excluir
  2. Com referência a João Baptista e outros, existem revistas antigas, Força & Saúde e Músculo,com fotos e artigos sobre eles.
    Pois no Brasil,só nos lembramos dos fisiculturistas dos EUA, Inglaterra, França, etc...

    ResponderExcluir
  3. Conheci pessoalmente o grande fisiculturista João Baptista, na década de 70, no Ginásio Força&Saúde de Copacabana.
    Ele deixou de praticar exercícios porque arrebentou um tendão de um bíceps fazendo barra fixa em um dia frio.
    Já, Zenildo Ferreira, Mr.Brasil, o conheci na Praia de Icaraí,quando caminhava pela areia.
    Tanto João Baptista quanto Zenildo Ferreira,tinham bons físicos e eram pessoas muito educadas.

    ResponderExcluir
  4. O Mister Brasil 1951, o conheci quando ele tinha uma academia na Cinelândia, Rio de Janeiro.
    Fiquei impressionado com a largura dos seus ombros e poderosos deltóides.
    Já o fisiculturista Fausto Alegretto, possuía uma academia na Avenida Rio Branco, centro de RJ e possuía uma grande massa muscular.
    Treinei na Academia Marcos Loureiro, na Rua Senador Dantas-RJ,na década de 60, e Marcos era um grande fisiculturista e um grande ser humano, e me deixou treinar uns tempos de graça,pois eu tinha um físico simétrico e era mais uma propaganda para a sua empresa.
    Naquela época, treinava na sua academia um fisiculturista de nome Alcebíades Teixeira, que possuía muita força e grande volume muscular, numa época em que ainda não se falava em esteróides anabolizantes.

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me pelo incomodo, se possível gostaria de um esclarecimento. Sou graduanda do 4º ano do curso de Educação Física do UniFOA em Volta Redonda-RJ e estou definindo o tema do meu trabalho de conclusão de curso e quero falar sobre a história do fisiculturismo feminino no Brasil. Você saberia me dizer se eu teria facilidade de encontrar um histórico em livros ou documentos sobre o surgimento do fisiculturismo feminino no Brasil e a evolução de suas categorias no decorrer do tempo? Procurei mas não encontrei em sites fidedignos para um trabalho como esse.


    Desde já agradeço a atenção,

    ResponderExcluir
  6. Digite no Google :"História do fisiculturismo feminino no Brasil" e irá encontrar muitas páginas sobre este tema.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Liga Brasileira de Halterofilismo Promotora do Evento

    1947 – 1º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Lourival Francisco dos Santos (RJ)
    1948 – 2º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Cláudio Flávio de Magalhães (MS/RJ)
    1949 – 3º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão João Leal Filho (PE)
    1950 – 4º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão João Werneck Soares (RJ)
    1951 – 5º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Zenildo Alves Ferreira (BA/RJ)
    1952 – 6º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Halen Chati (SP)
    1953 – 7º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Amaury de Abreu e Silva (RJ)
    1954 – 8º Campeonato Nacional do Melhor Físico: Campeão Gérson Dória (PR/SP)

    ResponderExcluir
  10. Em 1945 foi realizado o “I Campeonato do Melhor Físico” da “ACM-Rio”. Esse evento foi um torneio interno realizado na Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro. Não tinha caráter Nacional ou Metropolitano ou sequer Municipal. Era um evento fechado. Restrito apenas aos membros da ACM-Rio. Eu pesquisei nas revistas: “O Cruzeiro”, ”Força e Saude” e nos jornais da época. O Dr. Marcello Benjamin de Viveiros escrevia nas páginas da extinta “Revista Força e Saude” que João Baptista era o Campeão Nacional de 1945 e 1946. Enquanto na verdade João Baptista era campeão do torneio interno de 1945 da ACM-Rio. Desconheço o fato de ter havido um campeonato nacional em 1946. Não encontrei nada a respeito disso. No torneio interno da ACM-Rio realizado em 1945, João Baptista foi o Campeão. Hamilton de Carvalho foi o Vice Campeão. E no terceiro lugar houve um empate entre Cid Peres Pacheco e Francisco Lino de Andrade.

    ResponderExcluir
  11. Tive o prazer e sorte de treinar, na década de 80 e 90, com João Leal Filho, no Recife. Fui atleta de outras modalidades, inclusive com destaque, mas nunca encontrei uma pessoa que entendesse tanto e conseguisse repassar a noção de harmonia, equilíbrio, desenvolvimento muscular e força como João Leal. Ele também tinha (ou tem) uma concepção avançada e correta do que é educação física, fisioculturismo e competições, que me impressionaram. É uma pena que suas idéias ficaram restritas a alguns alunos, pois repito, elas mudaram meus conceitos sobre o que significa 'mens sana in corpore sano'. Além disso tudo, João foi um excelente atleta e é um grande homem.
    A única desvantagem de te-lo como professor (isso já discuti com outros ex-alunos) é que você não se adapta mais à mediocridade de como é tratado o fisioculturismo nas outras academias. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tive o privilégio nos finais dos anos 60, ter iniciado na academia de halterofilismo de João Leal filho, Termas Recife, ficava na rua da Aurora, esquina com a Riachuelo, bairro da Bia Vista, em Recife. João foi Mister Brasil, em 1957, que foi realizado no Rio de Janeiro.

      Excluir
  12. Treinei com João Leal Filho , em sua academia na Rua da Autora , em Recife , na década de 60 .excelente pessoa humana

    ResponderExcluir
  13. Nelson Dias de Carvalho
    treinei em sua academia na rua do Acre(Praça Mauá - Centro - rio de Janeiro ) . Nelsão tinha 4 titulos Mr. Brasil, 3° lugar no Mr.World 1952 na categoria dos médios e 8° lugar no overall. Tambem foi o primeiro brasileiro a levantar 200kg no Rupino

    ResponderExcluir
  14. Também treinei com o João Leal. Ele era um professor especial: rigoroso com a disciplina, não permitia "bomba", e as sessões de mudança de série eram especiais (tinha que ter luz perfeita para ele nos avaliar). Nunca mais esqueço de uma resposta dele para um pergunta minha (com 15 anos quando comecei), queria saber quando estaria diferente (com músculos aparentes). Foi ai que ele simples e incisivo disse: "você já está diferente!". Pena que perdi contato. Abraço em todos, Fernando Neto

    ResponderExcluir
  15. Tenho 81 anos.Comecei treinando halterofilismo(hoje fisiculturismo) no Ginásio Apolo de Klinger em Niterói/RJ.Conheci pessoalmente João Baptista,4°lugar no Mistrr Mundo.Também conheci, Werneck Soares, Marcos Loureiro,Fausto Alegretto ,Nísio Dourado,Fausto AlegretoDourado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Retifico:Fausto Allegretto e Nísio Dourado.
      Felizmente,naquela época não usa amos esteróides

      Excluir